quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Construção Single-Skiff

Inverno de 2009. Inicia-se a construção de um barco Single-Skiff utilizando-se técnicas mais refinadas de construção em material composto. Desde a fabricação do molde em 2005, um total de 6 barcos foram confeccionados pelo clube de remo, no entanto devido as técnicas empregadas para tal, os resultados ficaram muito aquém do desejado. Resultaram em barco de massa elevada e pouca rigidez, muito devido a escolha de materiais privilegiando o preço ao invés da qualidade. Finalmente, em conversas com a diretoria do clube, solicitaram minha participação na construção, uma vez que mais um barco sem qualidade estava para ser construído.

Trabalhando juntamento com Anderson Nocetti, pude colocar em prática um experimento que havia feito anos antes e que se mostrava promissor na construção deste tipo de embarcação. A construção utilizando placas de poliestireno extrudado (XPS) como material de núcleo, sendo a laminação feita com tecidos bidirecionais de fibra de fidro e matriz polimérica de epóxi. O processo usado foi a laminação hand lay-up com auxílio de bolsa de vácuo.



Pequena secção de casco para avaliar a possibilidade dos materiais nesse tipo de construção.

Testes complementares.

Primeira camada laminada, tampa da ré.

Ajuste das placas de XPS.

Passando resina no molde do casco.

Impregnando o tecido.

Casco sob vácuo.

Tampa de proa com face exterior saindo da laminação já com o acabamento.

Colagem das tampas ao casco.

Um comentário:

  1. Olá Ricardo!
    Não sei se vc se lembra mas faz um bom tempo atrás eu te mandei uma mensagem via Orkut, sou o Gerson da comunidade Fibra de Vidro, faço bicicletas de bambu.
    Estou muito impressionado com o seu trabalho, muito avançado e profissional.
    A cada dia estou estudando e fazendo vários testes em técnicas de construção e de materiais. Pelo que vi vc tem usado sistema de infusão. Gostaria de saber se vc já fez testes ou conhece alguém que já usou fibras naturais no sistema de infusão, e quais foram os resultados. Aqui onde eu moro não tenho contato com pessoas que tenham uma carga de conhecimento tão avançado como vc e que possam trocar experiências.
    Meu e-mail pra contato é ge_feio(a)h o t m a i l. c o m

    ResponderExcluir