quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Peças de bikes

Juntamente com alguns reparos em barcos a remo de competição, meu interesse também se voltou para construção de peças para bicicleta. Posso destacar duas, que foram feitas utilizando-se tecido de aramida e resina epóxi, um selim e uma roda fechada para provas de contra-relógio. A roda "disco" demandou estudos sobre as caracterísiticas mecânicas e utilização de materiais de núcleo (para aumento do momento de inércia, sem aumento substancial da massa). A opção foi a espuma rígida de PVC com densidade de 80 kg/m3.

Roda disco em resina epóxi e tecido de aramida bidirecional, prestes a receber o fechamento no local de colagem do pneu tubular.
Esta roda disco foi utilizada por mim no Campeonato Catarinense de Contra-relógio de 2007, tendo logrado o segundo lugar na geral, ou seja, é completamente funcional. Apesar de ter uma massa maior que rodas de carbono da mesma espécie (são 1,6 kg), o que na verdade por vezes é até melhor, possui uma resistência a impacto muitas vezes superior, sendo uma ótima alternativa para treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário